Estudantes e servidores da UFMS participam da 74ª Reunião Anual da SBPC
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está presente na SBPC com 28 estudantes de graduação dos Câmpus, 11 alunos da educação básica de diversos municípios do estado, oito servidores e três colaboradores da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) que participam de um estande exclusivo da universidade na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento está sendo realizado no formato híbrido entre os dias 24 e 30 de julho, na Universidade de Brasília, no Distrito Federal.
A ação faz parte da SBPC Jovem, com atividades destinadas a estudantes e professores do ensino básico. Entre elas, está o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie), que aborda temáticas vinculadas ao uso das tecnologias digitais, como cultura maker, aprendizagem criativa, robótica educacional e educomunicação. “Esse momento vivenciado na SBPC é de muita importância, porque nós estamos trazendo a popularização da ciência, a integração com os nossos estudantes e a apresentação da ciência de Mato Grosso do Sul para todo o Brasil”, explica o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS e coordenador geral do Labcrie, Hércules da Costa Sandim.
Outro projeto apresentado, por meio de um jogo de tabuleiro, é o Programa Rota Rupestre, que estimula o arqueoturismo em municípios onde há sítios arqueológicos com arte rupestre no Mato Grosso do Sul. A diretora de popularização da ciência e coordenadora do programa, Lia Brambilla, ressalta a valorização do que é desenvolvido na Universidade no maior evento científico do país. “É muito legal, porque as pessoas vem perguntar e jogar o joguinho da Rota e nós vamos envolvendo os alunos, porque a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está devolvendo para a sociedade o investimento que é feito pela Instituição”.
Com apoio da Fapec, também estão sendo apresentados os projetos dos grupos Minerva e Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), os museus de Arqueologia e de Ciência e Tecnologia da UFMS, o Parque da Ciência, bem como os cursos da Universidade e as formas de ingresso.
Para a estudante do curso de Farmácia da Cidade Universitária Maria Luiza Brambilla, está sendo muito emocionante ver o número de pessoas do país inteiro que se reuniram em prol da ciência. “É muito gratificante estar tendo essa oportunidade de representar a nossa Universidade e de conhecer outras Universidades, e que não existe rivalidade porque todos nós somos cientistas e estamos reunidos pelo mesmo motivo, que é a divulgação científica”, complementa.
O evento também tem inspirado estudantes como a Bianca Santos, do curso de Direito do Câmpus de Três Lagoas. “É uma alavanca que inspira a continuar, a pesquisar, a não desistir, e entender como a pesquisa científica ajuda cada um de nós, brasileiros em geral”.
(Fonte: UFMS/Texto: Thalia Zortéa)
SBPC: começa em Brasília o maior evento científico da América Latina
Pronatec: instituições de assistência técnica e extensão rural incluídas como executoras