
Filme de animação sobre acessibilidade: Jorge de Barros estreia curta-metragem na Praça Ary Coelho em Campo Grande nesta quarta (23)
Sempre inquieto, dinâmico e criativo, Jorge de Barros Oliveira mais uma vez inova e surpreende. Dia 23 de abril, às 18h15, fará a avant-première da sua mais nova obra: o curta-metragem de animação para todas as idades A Jornada de Lila, sobre acessibilidade, atitudes, sentimentos e inclusão da pessoa com deficiência (PcD)
. A exibição do filme, protagonizado por seus característicos bonecos esculpidos em espuma, com narração poética – legendada, falada e interpretada em libras – será seguida por uma roda de conversa com a comunidade PcD, entidades e órgãos que atuam na área, movimentos culturais, e o público em geral em plena Praça Ary Coelho – ela própria cenário do roteiro.
Este é o primeiro filme em que Jorge de Barros assina roteiro e direção e foi criado como um projeto para impulsionar o debate e o conhecimento sobre o quanto preconceitos e barreiras de todos tipos, e não somente as arquitetônicas, confinam portadores de deficiência para aquém de suas habilidades e impedem sua inclusão social. Segundo o estudo Análises Situacionais e Retrospectivas: Justiça, Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania – Pessoa com Deficiência, publicado em 2025 pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, é grande a disparidade em educação, mercado de trabalho e exposição à violência desta comunidade de cerca de 18,6 milhões de brasileiros, impactando seu acesso a direitos e políticas públicas.
Tanto Jorge de Barros quanto Mario Antonio Arrabal Pacheco, que assina a animação e a direção de arte e dos bonecos, são exemplos que confrontam esta visão preconceituosa e excludente. Ambos PcDs, têm impressionantes e reconhecidas trajetórias profissionais e realizaram o filme a partir de suas experiências pessoais. Além da avant-première, dia 27/04, será levado a entidades de atendimento, escolas públicas da capital e festivais de cinema, com previsão de futura publicação em redes sociais. Mais que um curta de animação, A Jornada de Lila, é um projeto que nos chama ao conhecimento e à solidariedade.
(Fonte: Maria Cristina Ataíde/Assessoria de Imprensa)
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
Empresa com contrato de R$ 187 milhões com a prefeitura de Campo Grande acumula ações trabalhistas
Campo Grande: obra na Chácara dos Poderes vira transtorno para moradores
No jogo de “empurra” entre (i)responsáveis, fios soltos em postes causam acidentes em Campo Grande
Aposentados e Pensionistas de Campo Grande: Comissão de Representação solicita providências
Horto Florestal/Campo Grande: vereador cobra da prefeitura reforma e revitalização do Horto
FGTS: entregue memorial ao STF pedindo justiça para trabalhadores na Revisão do Fundo de Garantia
Ar-condicionado obrigatório nos ônibus de Campo Grande é uma necessidade
.