Mato Grosso do Sul registrou na quinta, 9, a pior taxa de isolamento social do Brasil
Afrouxamento do isolamento social tem relação direta com aumento de casos de coronavírus; Mato Grosso do Sul registra 97 casos confirmados de coronavírus e monitora 32 suspeitos
Mato Grosso do Sul registrou hoje (10) a pior taxa de isolamento social do Brasil. Apenas 42,3% das pessoas ficaram em casa na quinta-feira (9), conforme o sistema que verifica o comportamento da população. Os números geram preocupação nas autoridades de saúde, devido a facilidade de transmissão da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Até o momento, 97 pessoas testaram positivo para a doença no Estado, sendo que 16 delas seguem internadas.
Para chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade do isolamento social diante da pandemia do coronavírus, o médico infectologista e pesquisador da UFMS/Fiocruz, Júlio Croda, explicou em live nas redes sociais do Governo do Estado a relação entre o aumento do número de casos da doença e o afrouxamento das regras de convívio social.
Segundo ele, as próximas três semanas podem revelar grande quantidade de novos infectados pela covid-19. O vídeo completo da fala do médico pode ser conferido no endereço: www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul.
Live
Diante da pandemia do novo coronavírus e da frequente necessidade de utilizar a informação como ferramenta de saúde, o Governo do Estado adotou o formato de entrevistas coletivas online transmitidas pelas redes sociais para informar jornalistas e sociedade sobre a situação da doença no Estado, evitando assim a propagação de fake news.
Mato Grosso do Sul registra 97 casos confirmados de coronavírus e monitora 32 suspeitos
Com mais oito exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 97. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 32 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (10.04) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.
Dos 97 casos confirmados, 35 estão em isolamento domiciliar, 37 já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas. 16 estão internados, sendo sete em hospitais públicos e 9 em hospitais privados. Sete pacientes tiveram alta hospitalar e foram registrado dois óbitos.
Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 850 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 709 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e doze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.
Os 32 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.
A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.
Acompanhe os boletins periódicos no link: http://www.vs.saude.ms.gov.br.
Bruno Chaves/Airton Raes/Portal do MS – Foto: Edemir Rodrigues