MS: coronavírus avança no interior; no sábado apenas 40% respeita isolamento social

MS: coronavírus avança no interior; no sábado apenas 40% respeita isolamento social

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e a secretária-adjunta da pasta, Christine Maymone, ressaltaram, durante a transmissão ao vivo nas redes oficiais do Governo de MS, deste domingo (17.05), que os casos confirmados de coronavírus têm atingido municípios do interior do Estado.

Para Resende é preciso ampliar as ações de combate ao vírus, em especial, nas regiões mais afetadas. “Há um crescimento exponencial na incidência de casos em Guia Lopes da Laguna com 900 casos por 100 mil habitantes e também em mais dois municípios da região sudoeste: Bonito, com 63 casos por 100 mil habitantes e Jardim com 76”.

Sábado movimentado

A adesão ao isolamento social em Mato Grosso do Sul para o último sábado (16.5) foi de 40,5%. O índice é a taxa média do distanciamento social mapeado nos municípios do Estado que para este dia, registraram variação entre 32,1% e 58,3% do pior para o melhor percentual.

Na Capital a movimentação nas ruas foi de mais da metade da população, enquanto apenas 39,9% permaneceu na área residencial. Já nos municípios do interior, Anaurilândia (32,1%), Figueirão (34,3%), Novo Horizonte (35,1%), Brasilândia (35,6%) e Nova Alvorada do Sul (36,1%), foram as cidades com menor isolamento social para o dia.

Distante do índice recomendado de 70%, algumas cidades conseguiram manter pouco mais da metade da população em casa. São elas: Paranhos (58,3%), Japorã (57,1%), Taquarussu (56%), Douradina (55,8%), Lagura Carapã (54,9%), Santa Rita do Pardo (54,7%) e Ribas do Rio Pardo (51,2%). Confira aqui o ranking geral das cidades.

A maior preocupação de autoridades estaduais continua sendo com o baixo número de pessoas que tem permanecido em quarentena, e consequentemente ficando expostas para contrair o vírus. Ao mesmo tempo que o isolamento social diminui, aumentam os casos confirmados de Covid-19, que já se faz presente em 38 cidades sul-mato-grossenses.

Enquanto cientistas de todo mundo trabalham para encontrar uma vacina capaz de combater o novo coronavírus, a única forma de se blindar é permanecendo em casa, além de seguir os protocolos de higiene e usar máscara de proteção caso haja necessidade de ter contato com pessoas de fora do convívio familiar. “Nosso inimigo é muito forte, perigoso, ardiloso e altamente contagioso”, pontuou o secretário de saúde, Geraldo Resende.

Coronavírus em números

Neste domingo (17.5) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou 62 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. O incremento de 12,2% de um boletim epidemiológico para o outro, é o maior já registrado no Estado. De maneira macro, Mato Grosso do Sul contabiliza 570 casos, 15 óbitos, e outros 69 estão sendo investigados. O boletim detalhado pode ser conferido no site www.coronavirus.ms.gov.br .

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde – Foto: Edemir Rodrigues

 

 

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (1)
  • comment-avatar
    LAILZA FERREIRA 5 anos

    O QUE SE PRECISA FAZER PARA QUE OS NOSSOS GOVERNANTES ENTENDAM QUE A ÚNICA COISA QUE PODE CONTER A TRANSMISSÃO DO COVID 19 É DECRETAR O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA POR TODA A POPULAÇÃO EM TODOS OS LUGARES E SÓ TIRAR A MÁSCARA DEPOIS DE SE HIGIENIZAR, PULVERIZANDO ÁLCOOL COM ÁGUA NAS ROUPAS, CABELO, SAPATOS, BOLSAS, SACOLAS, MOCHILAS,ETC.
    Não é isolamento, não é lockdown, não é fechar indústrias, não é fechar comércio e nem reduzir frota de ônibus, nem bloquear Estradas, Avenidas e Ruas, que vai evitar o contágio. NÃO É AÍ QUE AS PESSOAS SE CONTAMINAM, as pessoas se contaminam porque todo mundo tem necessidade de ir ao mercado, a uma farmácia, a uma padaria, ao Banco, tomar ônibus, metrô, trem, etc. E, É AÍ QUE AS PESSOAS “SEM MÁSCARAS” SE CONTAMINAM E CONTAMINAM OS OUTROS.

  • Disqus (2 )