Campo Grande: Casa da Mulher Brasileira fará exame de corpo de delito
O exame de corpo de delito realizado apenas no IMOL, será feito na Casa da Mulher Brasileira, otimizando o serviço. Com este atendimento a Casa da Mulher Brasileira melhora o socorro as vítimas que sofrem violência.
“Temos uma Central de Transporte na Casa, que tem prestado apoio à vítima para se deslocar ao IMOL em determinadas situações. Porém, concluímos que se esse atendimento for prestado na CMB, a vítima terá acesso a realização do exame de forma mais rápida e efetiva, já que ele é fundamental para o inquérito policial e a instrução processual”, explicou a superintendente da Casa da Mulher Brasileira, Tai Loschi.
A expectativa é de que os exames já sejam realizados neste ano, em parceria com o Governo do Estado.
CASA DA MULHER BRASILEIRA
A Casa da Mulher Brasileira oferece um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. A instituição, gerida pela Prefeitura, em parceria com Governo Federal e Governo do Estado foi a primeira do país a ser implementada e é referência nacional não só pela diversidade dos serviços oferecidos, mas também pela qualidade no atendimento às mulheres vítimas de violência.
Atualmente, integra no mesmo espaço os seguintes serviços: recepção, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Juizado da 3ª Vara, Promotoria, Defensoria Pública, Serviço de Promoção de Autonomia Econômica, espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca, Alojamento de Passagem, Central de Transportes, Patrulha Maria da Penha, Programa Mulher Segura do Estado (PROMUSE) e Serviço Psicossocial Continuado (CONTE).
SEMU NOS BAIRROS
O projeto da Subsecretaria de Políticas para a Mulher tem por objetivo incentivar a geração de renda, por meio de ações que agreguem valores humanos, sociais e econômicos, na perspectiva do empreendedorismo e da igualdade de oportunidades no mundo do trabalho, em três áreas: culinária, artesanato e sabão líquido caseiro.
Em 2020 foram realizados 11 cursos de sabão líquido caseiro, 11 de culinária e 6 cursos de artesanato, beneficiando 341 mulheres.
Além do projeto Semu nos Bairros, a parceria com a Fundação Social do Trabalho – FUNSAT – permitiu a realização de 2 cursos de Higienização e Manipulação de Alimentos, atingindo 100 pessoas.
Além disso, a SEMU também realizou o curso de Pão Caseiro, em parceria com a Farinha Rosa Branca, com a participação de 12 pessoas.
Vale ressaltar que devido a pandemia os cursos tiveram que ser interrompidos e a previsão é que retornem em fevereiro de 2020.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande
Preço do material escolar em Campo Grande: Procon/MS divulga pesquisa de preços; veja as listas