45 municípios de Mato Grosso do Sul podem perder 112 médicos por causa da saída de Cuba do programa “Mais Médicos”
A retirada dos médicos cubanos do programa “Mais Médicos” terá grande impacto no atendimento de saúde no estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente são 112 médicos cubanos no estado que atuam em MS pelo programa, sendo 101 que atuam diretamente na rede de saúde de 45 municípios e outros 11 que trabalham na DSEI-MS (Distritos Sanitários Especiais Indígenas).
Os prefeitos e secretários de saúde dos municípios já se articulam para cobrar do governo um plano especial para cobrir a possível diminuição no número de médicos nas cidades do interior, onde muitos postos de saúde e localidades rurais podem ficar sem assistência médica.
Segundo nota da Frente Nacional de Prefeitos e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) a interrupção da cooperação técnica entre a organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo de Cuba, que possibilitava o trabalho de cerca de 8.500 médicos no Programa Mais Médicos, causará problemas imediatos em milhares de municípios.
“Com a decisão do Ministério da Saúde de Cuba, anunciada nesta quarta-feira, 14, de rescindir a parceria, mais de 29 milhões de brasileiros serão desassistidos.Os cubanos representam, atualmente, mais da metade dos médicos do programa. Por isso, a rescisão repentina desses contratos aponta para um cenário desastroso em, pelo menos, 3.243 municípios. Dos 5.570 municípios do país, 3.228 (79,5%) só têm médico pelo programa e 90% dos atendimentos da população indígena é feito por profissionais de Cuba. Além disso, o Mais Médicos é amplamente aprovado pelos usuários, 85% afirma que a assistência em saúde melhorou com o programa”, diz a nota.
Veja abaixo a relação do municípios de MS e quantidades de médicos cubanos em atuação
Alcinópolis 1
Amambaí 1
Angélica 1
Antônio João 2
Aquidauana 2
Aral Moreira 1
Bandeirantes 2
Bataguassu 1
Bela Vista 3
Bonito 2
Brasilândia 2
Caracol 1
Chapadão do Sul 2
Corguinho 1
Coronel Sapucaia 2
Corumbá 10
Costa Rica 5
Coxim 6
Deodápolis 4
Dois Irmãos do Buriti 1
Dourados 9
Eldorado 1
Figueirão 1
Glória de Dourados 2
Guia Lopes da Laguna 1
Iguatemi 3
Itaquiraí 1
Ivinhema 2
Japorã 2
Jaraguari 1
Jardim 2
Jateí 1
Ladário 2
Mundo Novo 1
Nova Andradina 1
Paranhos 3
Pedro Gomes 2
Ribas do Rio Pardo 1
Rio Verde de Mato Grosso 4
Santa Rita do Pardo 1
Selvíria 1
Sete Quedas 3
Sonora 1
São Gabriel do Oeste 2
Tacuru 3
DSEI do Mato Grosso do Sul 11 (atendimento à saúde das comunidade indígenas)
Total 112