Campo Grande: projeto de lei para fomentar uso de bicicleta é aprovado na Câmara

Campo Grande: projeto de lei para fomentar uso de bicicleta é aprovado na Câmara

Em votação durante a 71ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (19), os vereadores aprovaram o projeto de lei de autoria do vereador Professor André Luis para instituir o programa “Bike CG”.

De acordo com a proposta, a iniciativa tem o objetivo de ampliar as políticas públicas para incentivar o uso da bicicleta para além da prática de esportes, criando meios para que as pessoas possam usá-la, cada vez mais, como meio de transporte para se locomoverem na cidade.

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, André Luis destacou que a proposta também tem o objetivo de melhorar a logística do trânsito em Campo Grande, já que o uso de bike em detrimento de outros meios de transporte reduziria a quantidade de veículos automotores nas ruas da Capital.

De forma prática, o projeto prevê que o poder público crie uma cultura favorável aos deslocamentos com o uso da bicicleta, desenvolva ações para a melhoria do sistema de mobilidade cicloviária, bem como promova um programa de compartilhamento de bikes, em especial para deslocamento intermodal interligado com o sistema de transporte coletivo.

Em sua justificativa, o vereador explicou que, apesar de existir uma lei municipal de 2004, que institui a Semana Municipal do Ciclista, a presente proposição amplia o debate e as políticas públicas para reforçar o papel da bicicleta como um meio de transporte eficiente e menos poluente.

“Essa medida incentiva e auxilia os que utilizam a bicicleta como transporte, como meio de lazer e também permite impactos ambientais, com a redução de veículos e a consequente emissão de poluentes”, pontuou.

André Luis enfatiza ainda que, apesar do projeto ser voltado para fomentar o uso da bike como meio de transporte, os benefícios também alcançariam aqueles que utilizam o veículo para a prática de esportes, já que todos seriam contemplados com as melhorias da mobilidade urbana e estruturas.

Por fim, o vereador ressaltou que, caso o projeto seja sancionado e regulamentado para a devida implementação, o “Bike CG” promoverá diversos benefícios, especialmente no âmbito da mobilidade, além de incentivar um estilo de vida mais ativo, trazendo consequências positivas para a saúde pública, meio ambiente e qualidade de vida.

“Isso garante que as bicicletas possam atuar em conjunto e simultaneamente com o sistema de transportes público urbano, em harmonia com os princípios do desenvolvimento sustentável, da equidade de acesso aos transportes públicos coletivos, da justa distribuição dos benefícios decorrente da diversidade nos modais de transportes, prezando pela eficiência, eficácia e efetividade da circulação urbana”, pontuou.

Ana Clara Santos/Assessoria de Imprensa – Foto: Chico Ribeiro/Ag. GovMS

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com 

.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )