Ceert seleciona projetos de pesquisa e artigos científicos sobre igualdade racial no ensino básico
Mestrandos ou doutorandos que se dedicam a estudar o tema da desigualdade racial na educação básica brasileira e que queiram participar do projeto de estímulo à pesquisa realizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert) têm até 15h de sábado (20) para inscrever seus projetos e artigos científicos.
Serão escolhidos 15 projetos de pesquisa ee nove artigos científicos, escritos também por pesquisadores graduados.
A seleção levará em conta critérios como relevância social das questões; viabilidade de aplicação da proposta; clareza e pertinência de objetivos, abordagem metodológica e razoabilidade de execução da proposta orçamentária.
Cada projeto selecionado receberá R$ 150 mil. A quantia deve ser usada para colocar a proposta em prática, o que deve ser feito em 18 meses. Além disso, o coordenador da pesquisa receberá, mensalmente, uma bolsa de R$ 3 mil.
Os projetos escolhidos serão distribuídos nas modalidades educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio. As pesquisas contempladas devem começar a ser desenvolvidas em outubro deste ano.
Já os nove artigos científicos selecionados em três diferentes categorias: dois escritos por autores já graduados, que receberão, cada um, R$ 3 mil; dois produzidos por pesquisadores que já concluíram o Mestrado e que receberão, cada um, R$ 5 mil; e dois escritos por doutores, que receberão R$ 8 mil cada. Cada categoria contemplará ainda um terceiro artigo, que receberá uma menção honrosa.
Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/Inep) de 2017 revelam que a proporção de estudantes pretos no 5º ano com aprendizagem adequada em matemática era de 29,9%, enquanto esse percentual, em se tratando de estudantes brancos, era duas vezes maior 59,5%.
Já no ensino médio, a proporção (16%) de estudantes brancos com aprendizado adequado em matemática chega a ser quatro vezes superior a dos pretos (4,1%). O Ceert também cita dados de um estudo de 2018, do Inep, que apontam que o risco de repetência é maior entre estudantes negros.
Segundo o Ceert, há poucas pesquisas acadêmicas dedicadas a analisar os processos de construção e reprodução das desigualdades educacionais e os projetos que visam promover soluções.
O prêmio é iniciativa do Itaú Social em parceria com Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Fonte: Agência Brasil