Covid avança em MS: mais da metade dos municípios estão na faixa vermelha; em 24 horas mais 1.236 casos confirmados e 18 óbitos

Covid avança em MS: mais da metade dos municípios estão na faixa vermelha; em 24 horas mais 1.236 casos confirmados e 18 óbitos

O Governo de Mato Grosso do Sul atualizou ontem (9), o grau de risco dos 79 municípios – referentes à 49ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) e encaminhou as novas recomendações, para o período de 13 a 19 de dezembro, aos prefeitos. A iniciativa de atualizar semanalmente e não quinzenalmente, como definido pela metodologia do Programa, se deve ao expressivo aumento de municípios na faixa vermelha no período: de 26 para 45 (quase o dobro).

Com relação à última divulgação (48ª semana), 42 municípios mantiveram, apenas 7 municípios melhoraram e 30 municípios regrediram no grau de risco. A piora dos indicadores tem sido motivo de grande preocupação do governo estadual, conforme explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel: “Tivemos uma grande regressão no grau de risco em virtude dos indicadores mais preocupantes neste momento que são: o aumento dos casos, de óbitos e redução de leitos disponíveis . Isso exige do governo um esforço muito grande para ampliação e nos causa muita preocupação. Por isso pedimos o máximo de consciência da população, que evitem situações de risco, e reforçamos que estamos trabalhando fortemente no sentido de viabilizar a vacina. Temos orçamento para compra e assim que tivermos oportunidade vamos adquiri-la para atender à nossa população. Neste meio tempo o mais importante é que as pessoas se cuidem e tenham consciência para cuidar do coletivo”.

Mapa Situacional

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 49ª Semana Epidemiológica (de 29/11 a 5/12), apresenta 4 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 27 municípios no grau médio (bandeira laranja), 45 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e três na faixa de risco extremo (bandeira cinza): Amambai, Dois Irmãos do Buriti e Naviraí.

Em 24 horas MS confirma mais 1.236 casos positivos e 18 óbitos

A Covid-19 segue avançando de forma acelerada em Mato Grosso do Sul. Atualização desta quinta-feira (10) traz mais 1.236 novos testes positivos para a doença, e o total de casos confirmados no Estado desde o início da pandemia sobe para 109.785.

O indicador que calcula a média de pessoas infectadas na última semana, aponta 1.078 confirmações diárias no Estado. Os cinco municípios com maior número de confirmações dos novos casos são: Campo Grande (+539), Dourados (+92), Corumbá (+57), Maracaju (+55) e Ponta Porã (+43).

O boletim epidemiológico indica que existem 5.997 casos aguardando a liberação de resultados pelos municípios, além de 2.808 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros.

A Secretaria de Estado de Saúde registrou mais 18 óbitos no Estado. Com a atualização, o número de vidas perdidas para a doença passa a 1.888. Nos últimos 7 dias uma média de 12 pacientes faleceram por dia em Mato Grosso do Sul.

O Estado possui 13.877 casos ativos da doença, sendo 13.242 em isolamento domiciliar, e 635 pacientes internados entre leitos clínicos e de UTI.

Confira o detalhamento do boletim epidemiológico Covid desta quinta-feira, 10 de dezembro aqui.

Fonte: SES/Portal do MS

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )