Covid em MS: 37 cidades estão na bandeira vermelha e quatro na cinza; estado registra 2.885 mortes
Programa de Saúde e Segurança na Economia aponta que três municípios sul-mato-grossense estão na bandeira amarela, outros 35 na laranja, 37 estão na vermelha e quatro na faixa de risco extremo que é a bandeira cinza. São eles Itaquiraí, Naviraí, Ponta Porã e Tacuru.
A nova atualização do Programa foi divulgada nesta semana, e se comparada à semana anterior, 28 municípios regrediram na classificação, 25 progrediram e 26 permaneceram na mesma bandeira.
Eduardo Riedel, secretário de governo, mais uma vez reforça que apesar da vacina é preciso manter o isolamento social.
Os relatórios com o grau de risco atualizado e sugestão de medidas foram encaminhados na manhã desta sexta-feira (29) a todos os prefeitos.
Os mapas situacionais atualizados, recomendações para os municípios e a distribuição das atividades econômicas por faixa de risco, estão disponíveis no site www.coronavirus.ms.gov.br.
MS registra 2.885 mortes por coronavírus
O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, do Governo do Estado, desta sexta-feira (29), aponta que em 24 horas 14 sul-mato-grossenses morreram por coronavírus, além disso, 750 novos exames deram positivos para a doença, demonstrando que a pandemia continua avançando no Estado.
Com isso, do começo da pandemia até agora, 159.881 foram diagnosticadas positivamente para a doença e deste total 2.885 não resistiram e vieram a óbito. Apenas neste primeiro mês do ano, foram registradas 506 mortes por coronavírus.
Dos casos confirmados, 147.615 estão recuperados da doença. Entretanto, em tratamento, 8.872 estão em isolamento domiciliar e 509 hospitalizadas, sendo que deste total 264 estão em leitos clínicos (176 na rede pública e 88 na rede privada) e 245 em leitos de UTI (sendo 185 pelo SUS e 60 na rede privada).
Nas redes hospitalares de Mato Grosso do Sul, hoje, a situação mais alarmante é em Dourados, onde do total de leitos UTI/SUS 84% está ocupada, em Campo Grande, a taxa é de 79%, em Três Lagoas, de 62% e em Corumbá, de 58%.
Boletim SES aqui
Saúde atualiza plano de vacinação com novas categorias na prioridade; veja a tabela