Covid em MS: aumento de casos congestiona Disk Coronavírus; acima dos 100 mil casos Secretaria de Saúde alerta para disparada

Covid em MS: aumento de casos congestiona Disk Coronavírus; acima dos 100 mil casos Secretaria de Saúde alerta para disparada

O boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira, dia 02, trouxe a confirmação de 951 novos casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Com isso, o número total de casos confirmados desde o início da pandemia é de 101.102. Uma média móvel de 921,4 casos ao dia.

Dos 101.102 casos confirmados, 87.633 estão sem sintomas e já estão recuperados, 11.676 estão ativos, e destes 488 estão internados.

Os municípios com maior número de novos casos são Campo Grande com 423, Dourados com 67, Maracaju e Naviraí registraram 38 novos casos cada.

Com treze novos óbitos confirmados, totalizamos 1.793 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul, desde o início da pandemia, com uma média móvel de 7,3 mortes por dia.

Os óbitos são quatro de Campo Grande. Naviraí e Vicentina registraram dois cada. E Camapuã, Corumbá, Fátima do Sul, Japorã e Ladário registraram um óbito cada.

Na live desta quarta-feira, participou o Coronel do Corpo de Bombeiros Marcelo Fraiha, responsável pelo Drive Thru e também pelo Disk Coronavírus . Fraiha relatou que por conta da elevação nos números da doença, e também da procura por agendamentos é normal que a população encontre dificuldades para conseguir estabelecer contato com a Central de Agendamentos.  Segundo ele no mês de novembro último foi registrado o maior número de ligações – o equivalente a 67% de aumento. A média registrada foi de 2.052 ligações ao dia no mês de novembro.

Segundo dados levantados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), novembro registrou um total de 61.570 mil ligações contra 36.883 mil referente ao mês de outubro. De março até agora, o serviço já registrou 201.906 mil chamadas pelo 0 800 647 0911.

Lembrando que você pode acompanhar os boletins periódicos no link: http://www.vs.saude.ms.gov.br.

 (Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação MS)

Acima dos 100 mil casos de Covid, SES volta a alertar sobre disparada de positivos

Durante apresentação da live, a secretaria adjunta de saúde, Christine Maymone, alertou para o aumento dos casos e para a consciência da população com relação a ocupação de leitos que também subiu. “Nós não temos uma rotatividade do leito rápida, porque essa é uma especificidade dessa doença”, disparou ao afirmar que o Estado vive uma segunda onda, mesmo com a primeira não tendo terminado.

Responsável pelos Drive Thrus e Disk Coronavírus, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marcelo Fraiha, reforçou as ações de enfrentamento e destacou as novas estratégias diante do aumento de casos, que devem ser implantadas em Campo Grande.

“Tivemos reunião com a equipe técnica da SES, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde para ampliarmos as estratégias de coletas de testes RT-PCR que é o teste ouro. Atualmente temos 12 unidades de saúde e vamos ampliar essa capacidade. A princípio estamos verificando a viabilidade de mais 15 para totalizar 27. Vamos mais do que dobrar”.

Outra medida será a ampliação dos agendamentos feitos pelo Disk Covid no 08006470911, para que ao invés de ligar e conseguir agendar o teste para daqui a 4 dias como ocorre atualmente, o cidadão consiga agendar para o dia seguinte.

Confira o boletim epidemiológico desta quarta-feira, 2 de dezembro aqui.

(Mireli Obando, Subcom MS)

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )