Entrega matutina: SINTECT-MS orienta cautela na resposta de formulário
A gestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está convocando carteiros em todo país para responderem um formulário sobre a entrega matutina de correspondências. O objetivo seria fazer uma “avaliação” da entrega pela manhã, que foi uma conquista após muita luta dos sindicatos para inclusão no Acordo Coletivo de Trabalho.
A entrega matutina é uma antiga reivindicação dos carteiros, por ser mais benéfica para saúde dos trabalhadores, entre outros motivos pela exposição excessiva ao sol e temperaturas prejudiciais para a saúde dos ecetistas no período vespertino.
Segundo Elaine Oliveira, presidente do SINTECT-MS, a entrega matutina foi implantada no Mato Grosso do Sul após constante reivindicação dos trabalhadores. “São diversos os benefícios da entrega pela manhã e contribui de forma significativa na qualidade de vida e na saúde dos trabalhadores, submetidos ao sol forte da tarde. Defendemos essa modalidade e cobramos inclusive sua extensão para a capital. Os trabalhadores devem tomar muito cuidado com as respostas para as perguntas tendenciosas.”
Segundo Elaine, a empresa não dá “ponto sem nó” e por trás dessa “avaliação” pode estar a intenção de acabar com a entrega matutina onde ela foi implantada. “Por isso o sindicato orienta para que os carteiros convocados tomem cuidado com as respostas, pois colegas que já responderam as perguntas do tal formulário afirmam que existem perguntas tendenciosas. Essas `pegadinhas´ visam justificar uma eventual mudança com o fim da entrega matutina.”