MS não está na relação de estados com frigoríficos habilitados para exportarem carne de frango para o México

MS não está na relação de estados com frigoríficos habilitados para exportarem carne de frango para o México

   Apesar de estar na relação de estados visitados pela comissão mexicana de avaliação das plantas frigoríficas que processam carne de aves no Brasil, Mato Grosso do Sul não aparece na lista de estados que tiveram exportação de frango liberada para o México e divulgado hoje, 19, pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

     De acordo com nota do Ministério da Agricultura, divulgada no dia 28/08/2018, os auditores iniciaram as inspeções no dia 27 de agosto “e estenderão esse trabalho até 7 de setembro”.  Ainda segundo a nota do Ministério, “os veterinários percorrerão sete estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.”

   No entanto, após divulgação – hoje – de que o México comunicou o Brasil a respeito dos frigoríficos aptos para a exportação, Mato Grosso do Sul não aparece na relação divulgada pela  Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo.

   A entidade, através do presidente Francisco Turra, citou que os 26 frigoríficos ficam nos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, e pertencem às empresas Coasul, Copacol, Somave, Bello Alimentos, GT Foods, Aurora, Frangos Granjeiro, Frangos Pioneiro, Jagua Frangos, Seara, BRF, Nova Araçá, Agrosul, Nutriza, São Salvador, Pif Paf, Dip Frangos, Safrio e Vapza. Mato Grosso do Sul não foi citado pelo presidente da ABPA.

    Consultada pela redação do Gazeta Trabalhista sobre a lista dos frigoríficos aptos, a assessoria de comunicação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou que “o Ministério ainda está definindo as plantas que irão exportar ao México, segundo o critério de representatividade das empresas no parque industrial brasileiro.”

 

Foto: Agência Brasil

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )