Previsão do salário mínimo para 2023 sem aumento real é ruim para os trabalhadores e para a economia

Previsão do salário mínimo para 2023 sem aumento real é ruim para os trabalhadores e para a economia

  O governo federal acaba de enviar para o Congresso o projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2023 onde prevê o valor do salário mínimo em R$ 1.294,00 o que significa um aumento de 6,7% no salário mínimo atual de R$ 1.212,00. Isso porque o governo prevê uma inflação de 6,7% para este ano e o mínimo teria a apenas a correção da inflação, ou seja, apenas a perda do salário para a inflação do período.

Esse reajuste – só para repor a perda para inflação – é muito ruim para a economia e para os trabalhadores. Os salários no Brasil já são baixos e isso impede um maior consumo por parte dos trabalhadores que ganham menos. Aumentar o salário mínimo é importante para melhorar o nível de vida os trabalhadores que ganham menos e é bom para economia porque estimula o consumo, o comércio.

  Por isso é que tenho defendido não só o aumento do salário mínimo acima da inflação, para recuperar o poder aquisitivo dos trabalhadores, como também um SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL aqui no estado de Mato Grosso do Sul, a exemplo do que já existe em outros estados. A taxa de crescimento da economia de MS tem estado acima da maioria dos outros estados. No entanto, esse aumento da produtividade não se reflete nos salários.

  No Brasil existe uma concentração de renda enorme, bem maior que na maioria dos países desenvolvidos, e a valorização do salário mínimo é uma forma de transferência de renda para os trabalhadores, melhorando os indicadores sociais.

  Pelo aumento do salário mínimo acima da inflação! Por um salário mínimo regional! Pela recuperação dos salários dos trabalhadores!

Fábio Bezerra – Presidente do Sindmassa/MS e advogado

(indmassa é um  sindicato que representa trabalhadores do setor de alimentação de 35 municípios de MS

(Foto em destaque: Marcello Casal Jr.-Agência Brasil)

Salário mínimo regional: importância para economia, diminuição da desigualdade social e distribuição de renda

Abate de frangos e suínos bateu recorde em 2021 no Brasil: trabalhadores em frigoríficos esperam que aumento da produtividade chegue na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e nos salários

Fechamento de frigorífico da JBS em Ponta Porã deixa 320 trabalhadores apreensivos

 

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )