Revisão do desconto de 14% sobre aposentados e pensionistas com doenças crônicas: movimento cobra deputados na AL/MS
Aposentados e pensionistas voltaram à Assembleia Legislativa de MS nesta terça-feira, 28, para tratar da questão do desconto de 14%, cobrando andamento da questão da revisão imediata do desconto para aposentados e pensionistas com doenças crônicas/comorbidades.
O desconto de 14% sobre estes aposentados e pensionistas é considerado como um dos aspectos mais negativos da reforma da previdência promovida no governo Azambuja.
Segundo uma das aposentadas presente, “estamos aqui para que não nos esqueçam, trata-se de uma questão que afeta demais os aposentados e pensionistas que enfrentam doenças crônicas e passaram a ser penalizados com esse desconto de 14% desde 2021”.
Assunto já havia sido tratado com o governador
Após diversas manifestações do movimento dos aposentados, o governador Riedel recebeu alguns representantes do movimento, no dia 5 de abril, onde a questão foi colocada. Na ocasião eles foram recebidos pelo governador junto com o Secretário de Administração Frederico Felini e com o Secretário de Gestão Rodrigo Perez (veja matéria abaixo). Na reunião, foi entregue uma pauta enfatizando a situação em que vivem os aposentados e pensionistas que enfrentam problemas sérios de saúde. Reafirmaram assim a necessidade de isenção do desconto 14% para os portadores de enfermidades graves.
O governador pediu aos secretários para observarem essa questão, momento em que o Secretário de Administração informou já haver um estudo da parte da sua equipe.
Reunião da Comissão da Assembleia também tratou do tema
A Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento e Monitoramento do Déficit Atuarial do Regime de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (MSPrev), em reunião com representantes do movimento dos aposentados também debateu a questão, no dia 10 de maio, ficando como prioridade os aposentados e pensionistas acometidos por alguma comorbidade (veja matéria abaixo).
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
Paralisia infantil: vacinação contra poliomielite começou nesta segunda (27)
Com vacina disponível, contágio da gripe A triplicou e já fez 16 vítimas fatais em Campo Grande
Fundect oferece 600 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para estudantes de graduação
Prestação de contas da Cassems: deputados debatem sobre fiscalização e transparência
.