Prefeitura de Campo Grande envia para Câmara projeto de lei que regulamenta índice de relevância ambiental

Prefeitura de Campo Grande envia para Câmara projeto de lei que regulamenta índice de relevância ambiental

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, encaminhou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que regulamenta a aplicação do Índice de Relevância Ambiental no Município. Segundo a prefeitura “o objetivo é contribuir para uma gestão moderna, articulada e integrada da área urbana”.

As soluções construtivas e paisagísticas devem proporcionar o controle de escoamento superficial, melhoria do microclima e incentivar a arborização, bem como favorecer o ciclo hidrológico, as funções do solo e o combate à poluição atmosférica.

Para isso, o Índice de Relevância Ambiental (IA), equiparado à Taxa de Relevância Ambiental (TRA), é o parâmetro urbanístico ambiental que regulamenta e incentiva a implantação de dispositivos de controles de drenagem combinados ao plantio e à manutenção de cobertura vegetal.

Todos os novos empreendimentos, públicos e privados, bem como quaisquer ampliações e regularizações, passam a ter, obrigatoriamente, com a aprovação do Projeto de Lei, seus índices calculados e aprovados para obterem a aprovação do licenciamento urbano.

A aplicação do IA aos novos empreendimentos será dividida em grupos, classificados em loteamentos, lotes com área permeável inferior a 500m² e lotes com área igual ou superior a 500m².

Neste sentido, o projeto de lei contribui para que o IA seja, de fato, uma verdadeira ferramenta de planejamento urbano e ambiental integrado a serviço da administração pública sinalizando alternativas para o enfrentamento dos problemas contemporâneos ligados ao conflito constante entre desenvolvimento social, econômico e a sustentabilidade ambiental.

Segundo a prefeitura, para sua elaboração foram realizados estudos, reuniões, simulações e discussões com a equipe da Prefeitura de Campo Grande e com a sociedade civil organizada, representada pelo Conselho Municipal da Cidade (CMDU).

(Fonte/Foto: Prefeitura de Campo Grande – Foto: Chico Ribeiro/Portal do MS)

Campo Grande: projeto de lei que regulamenta Outorga Onerosa do Direito de Construir é enviado à Câmara

Morcego com raiva no centro de Campo Grande: CCZ inicia vacinação de cães e gatos na região central

Vacina contra covid: dose de reforço liberada para 40 anos ou mais em Campo Grande

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )