27º Congresso Estadual da FETEMS debate situação dos trabalhadores e da Educação: assista ao vivo

27º Congresso Estadual da FETEMS debate situação dos trabalhadores e da Educação: assista ao vivo

  Acontece neste sábado, 21, em Bonito o segundo dia do 27º Congresso Estadual da FETEMS (Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul. O Congresso recebeu a denominação “Professora Maria Ildonei no de Lima Pedra” , educadora com longa trajetória na organização dos professores de MS e que foi assassinada no ano passado. O evento acontece no rumo ao Centenário Paulo Freire iniciou-se hoje, dia 20 de setembro de 2019, às 8 horas, no Centro de Convenções de Bonito-MS.

  O congresso pode ser acompanhado ao vivo pelo Facebook, pelo link:

https://www.facebook.com/fetems/videos/485509422042595?sfns=mo

 

Segundo dia do 27º Congresso Estadual da FETEMS

  Ainda no período vespertino do dia 20 de setembro de 2019 foi realizada a apresentação do resultado da Pesquisa sobre “O perfil dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação”, realizado pela professora Dra. Andréia Militão (Efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e do Professor Dr. Fábio Perboni (vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED/UFGD e ao programa de pós graduação da mesma instituição). A respectiva pesquisa é uma parceria da FETEMS, UEMS E UFGD.

  Seguindo a programação do 27º Congresso Estadual da FETEMS, foi dado início ao Painel III: As Lutas dos(das) Funcionários(as) Administrativos(as) da Educação e dos Aposentados e das Aposentadas. O tema foi subdividido em dois eixos com os respectivos assuntos “Funcionários(as) Administrativos(as) da Educação: organização, avanços e desafios” exposto pelo convidado José Carlos Bueno, secretário de Funcionários da Educação da CNTE, na sala 01.

  Conjuntamente, na sala 02, foi debatido o tema “Aposentados(as) da Educação: organização, avanços e desafios”, houve a apresentação do grupo de dança das aposentadas de Três Lagoas do projeto: Mulheres que brilham, a palestra foi ministrada pela secretária dos Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Selene Barbosa Michielin.

  Em ambas as salas aconteceu um rigoroso debate entre os convidados e os delegados e delegadas presentes. Após a discussão, estes trouxeram inúmeras propostas para a construção de um plano de luta dos (das) Funcionários (as) Administrativos (as) da Educação e dos Aposentados e das Aposentadas no Estado de Mato Grosso do Sul. As considerações fizeram com que os grupos reafirmassem, em conjunto, a necessidade de fortalecer a luta e novas possibilidades de resistência meio a tempos de retrocesso.

Fonte e Foto: FETEMS

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )