Após calote da prefeitura professores da rede municipal de Campo Grande param e fazem ato em frente ao paço; assembleia acontece à tarde na ACP
Após o calote de 10,39% no reajuste salarial previsto no acordo feito em março, os professores da rede municipal de Campo Grande realizaram uma paralisação nesta sexta-feira (25) e manifestação em frente à prefeitura.A categoria cobra o cumprimento da lei municipal do piso da categoria. A prefeita recebeu uma comissão e o teor do que foi tratado será explanado na assembleia geral que acontece à partir das 14:00 horas na sede da ACP (Sindicato Campo-Grandense de Profissionais da Educação Pública).
Pelo acordo feito em março com a categoria, a prefeitura deveria dar um reajuste de 10,39% na folha de pagamento novembro (a ser recebida no começo de dezembro), porém o aumento não foi incluído. O acordo feito entre a prefeitura e os professores foi transformado em lei aprovada pela Câmara de Vereadores. O programa de reajuste escalonado prevê que até 2024 os professores de Campo Grande estarão recebendo 100% do piso salarial nacional do magistério, que é uma lei federal.
CPI das Finanças e da folha de pagamento da Prefeitura
Um grupo de professores já defende que a Câmara dos Vereadores deve abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a situação das finanças e da folha de pagamento do município, após o anúncio do que chamam de “calote nos professores”. “É o mínimo que os vereadores devem fazer, afinal a prefeitura está deixando de cumprir uma lei aprovada pela Câmara, cadê a tal de Comissão de Eficácia Legislativa? Quanto da folha vai para cargos comissionados, de indicação política, e quantos são contratados para outras funções sem concurso? Até agora vinham nos vendendo a ilusão de que a prefeitura estava equilibrada financeiramente, mas o calote nos professores mostra que existe algo muito errado aí, e isso precisa ser investigado”, diz uma professora.
(Gazeta Trabalhista)
Campo Grande: vereador cobra da prefeitura volta dos banheiros químicos nas feiras livres
Moradores pedem apoio dos vereadores para acabar com transtornos de manifestantes em frente ao CMO
Saúde/Campo Grande: aberto cadastro de crianças entre 6 meses e 2 anos para vacinação contra Covid