MS tem 20 óbitos por coronavírus e 1.489 confirmados; Campo Grande registra sétimo óbito com 289 casos

MS tem 20 óbitos por coronavírus e 1.489 confirmados; Campo Grande registra sétimo óbito com 289 casos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou o registro de mais um óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul, neste domingo (31.05).  A 20ª vítima era do sexo masculino, tinha 61 anos, de Campo Grande. Ele não tinha histórico de caso confirmado, porém tinha realizado uma viagem ao interior de São Paulo.

Foi internado no dia 26 de maio deste ano no Hospital Regional de Campo Grande, onde foi direto para a UTI e faleceu neste sábado, 30 de maio. O paciente foi diagnosticado com coronavírus no dia 23. A vítima tinha histórico de diabetes e hipertensão. O paciente apresentou sintomas no dia 23, com relatos de febre, tosse, dor de garganta, dispneia, desconforto respiratório e o óbito foi registrado por choque séptico, pneumonia por covid-19 e diabetes mellitus.

No dia 28 de maio um idoso de 67 anos veio a óbito em Corumbá, por coronavírus. Porém, trata-se de um cidadão boliviano e, por isso, não computa para Mato Grosso do Sul.

Com mais 71 exames positivos para coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 1.489. As informações foram apresentadas neste domingo (31.05) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Dos 1.489 casos confirmados, 887 estão em isolamento domiciliar, 522 estão sem sintomas e já estão recuperados. 60 estão internados, sendo 19 em hospitais públicos e 37 em hospitais privados. Um paciente internado é procedente de fora do Estado. Foram registrados 20 óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 11.732 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 8.731 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 528 exames aguardam resultado do Lacen. 984 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Os dados publicados desde 19 de maio têm como fonte de dado o sistema de informações oficiais SIVEP Gripe e E-SUS VE. Esses dados são alimentados pelos municípios. Os dados estão sujeitos à alteração pelos municípios nos sistemas de informação oficial.

Os 528 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Campo Grande registra sétimo óbito por coronavírus (Covid-19)

Foi confirmado neste fim de semana o sétimo óbito por coronavírus (Covid-19) no município de Campo Grande. A vítima é um caminhoneiro, de 61  anos, portador de diabetes mellitus e hipertensão arterial, que estava internado desde o dia 26 de maio no Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS).

Segundo informações da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a vítima não tinha histórico de vínculo com caso confirmado, mas teria viajado recentemente para o município de Paulina, interior de São Paulo.

Os primeiros sintomas teriam iniciado no dia 23 de maio, com relatos de febre, tosse, dor de garganta, dispneia e desconforto respiratório. No dia 26 de maio ele deu entrada no HRMS com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo encaminhado direto para a UTI, onde foi entubado permanecendo em ventilação mecânica. Na tarde do dia 30 de maio houve agravamento no quadro do paciente e ele não resistiu vindo a falecer por volta de 14h30.

Outros casos

O município  de Campo Grande chega ao sétimo óbito confirmado por Covid-19. As vítimas anteriores são três mulheres, de 71, 63 e 83 anos, e três homens, um de 74 anos, outro de 95 anos e o terceiro e de 38 anos.

O que chama a atenção é que as vítimas fatais fazem parte do grupo de risco, o que reforça a necessidade dos cuidados preventivos, principalmente quanto ao contato dessas pessoas com jovens que eventualmente possam estar assintomáticos.

Até o dia 30 de maio foram registrados 289 casos confirmados de Covid-19 em Campo Grande. Destes, 226 são considerados curados e nove estavam em internação hospitalar, incluindo o óbito recente, sendo cinco em UTI e quatro em leitos clínicos.

Fontes: Secretaria Estadual de Saúde/MS e Prefeitura de Campo Grande – Foto: Chico Ribeiro (Portal do MS)

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )