Desconto da MSPrev: na Assembleia Legislativa, aposentados e pensionistas cobram nova proposta do governo
Novamente, aposentados e pensionistas de diversos órgãos estaduais estiveram nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Até mesmo para aliados do governador Riedel, o movimento já está causando desgaste na imagem do governo, com a continuidade do movimento na capital e sua extensão para o interior. Ontem (25), por exemplo, aconteceu um ato dos aposentados na Câmara de Vereadores de Dourados, “e isso mostra que o movimento pode crescer e já conta com simpatia de parte da opinião pública.” Atos já aconteceram em outras cidades como Três Lagoas e Corumbá.
Na Assembleia, nesta terça-feira (26), o grupo acompanhou a sessão esperando que fosse apresentado um projeto do governo para atender a reivindicação da categoria, com a revisão do desconto de 14% nas aposentadorias e pensões instituída desde janeiro de 2021 com a reforma da previdência do governo Azambuja.
Membros do sindicato dos servidores da Assembleia Legislativa (Sisal/MS) estiveram presentes, bem como do sindicato dos policiais penais (Sinsap/MS) apoiando o movimento.
Segundo relatos dos servidores aos deputados, o alto desconto promoveu um verdadeiro “massacre no poder aquisitivo dos aposentados e pensionistas”. Os que recebem os menores salários no funcionalismo teriam sentido um impacto maior, “embora um desconto dessa magnitude, 14%, tenha afetado todas as faixas salariais”. Alguns estariam em sérias dificuldades pois o desconto “não perdoou nem mesmo os que passam problemas de saúde sérios, como tratamento de câncer, ao contrário até mesmo do Imposto de Renda Federal, que isenta quem esteja nesta situação e quem ganha até dois salários mínimos.”
Frustrados com a falta de proposta do governo, eles prometem continuar e intensificar o movimento. Na quinta-feira passada, 21, quase mil aposentados lotaram as galerias da Assembleia Legislativa com o comparecimento de centenas de professores, convocados pela federação e sindicatos da categoria.
A proposta de abono de R$ 300,00, e para apenas uma parcela dos aposentados, apresentada pelo governo, foi rejeitada pelo movimento e sindicatos, bem como pela comissão de deputados que está acompanhando as negociações.
(Eber Benjamim/Gazeta Trabalhista)
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
Com Assembleia lotada, deputados debatem desconto de 14% e proposta do governo de abono de R$ 300,00
Desconto de 14% da MSPrev: saiba o que os aposentados e pensionistas querem
Aposentados e pensionista já lotam Assembleia Legislativa em ato pela revisão do desconto de 14%
Três Lagoas: aposentados protestaram na Câmara de Vereadores contra desconto de 14% da MSPrev
Servidores aposentados de Corumbá se mobilizam pela revisão do desconto de 14% do MSPrev
Servidores aposentados voltam a protestar no Parque dos Poderes pela revisão do desconto de 14%
.