Secretaria de Saúde de MS realiza simpósio Apura SUS nesta terça-feira; veja programação

Secretaria de Saúde de MS realiza simpósio Apura SUS nesta terça-feira; veja programação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio de sua Coordenação de Avaliação de Saúde, realiza nesta terça-feira, o simpósio “Apura SUS – Ferramenta de Gestão de Custos em Unidades Públicas de Saúde”, no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande.
Essencial para a tomada de decisões, o Apura SUS é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde, com o propósito de otimizar o processo de apuração e gestão de custos em diversas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecendo uma abordagem padronizada e estruturada.
“Uma das características mais significativas do ApuraSUS é a sua capacidade de adaptação às distintas necessidades das Unidades de Saúde, permitindo uma personalização de acordo com as características individuais de cada uma. Isso significa que unidades de saúde com perfis variados, em termos de tamanho, estrutura e serviços prestados na área de saúde, podem utilizar o sistema de forma apropriada às suas particularidades”, afirmou o auditor-geral da Auditoria, Controle e Avaliação no SUS, Wagner Aparecido da Silva.
Para o auditor de serviços de saúde, José Francisco Sampaio Júnior, a gestão de custos direciona o planejamento estratégico do hospital ou unidade de saúde, influencia na capacidade de investimento e pode demonstrar a necessidade de redução de gastos.
“Como importante agente financiador da saúde, o Ministério da Saúde tem se mostrado preocupado em fomentar e instituir a cultura da gestão de custos nas unidades públicas e criou o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), conjunto de estratégias de apoio aos gestores públicos e de seus parceiros para apuração e gestão de custos de forma padronizada e sistemática”, afirmou.
Atualmente, o ApuraSUS está disponível para uma ampla gama de Unidades de Saúde, incluindo hospitais, unidades de Pronto Atendimento – UPAs, Unidades Básicas de Saúde – UBSs, policlínicas e hemocentros. Este sistema integra-se a um conjunto de iniciativas do Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, cujo objetivo é fomentar a gestão de custos no âmbito do SUS.
No contexto do Estado de Mato Grosso do Sul, onde a gestão eficiente dos recursos de saúde é de extrema importância para atender às necessidades da população, o Apura SUS se destaca como uma ferramenta essencial para garantir a transparência e a eficácia na alocação de recursos, contribuindo assim para a melhoria contínua do sistema de saúde local.
Partindo dessa premissa, o Simpósio: Apura SUS Ferramenta de Gestão de Custos em Unidades Públicas de Saúde, será realizado com o objetivo de disseminar a necessidade de uma cultura para o acompanhamento e controle de custos, institucionalizando essa prática nas diversas unidades de saúde pública, filantrópicas e privadas conveniadas ao SUS no Mato Grosso do Sul.
Confira a programação:
• 08:00 – Credenciamento e abertura
• 08:30 – Apresentação Ministério da Saúde
Consultora Técnica/Coordenação de Gestão de Custos no Ministério da Saúde – Carla de Paula Bernardes
• 10:00 – Coffee Break
• 10:30 – Apresentação HRMS
Diretor-Geral do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Dr Paulo Eduardo Limberger
• 12:00 – Intervalo para almoço
• 13:30 – Apresentação SES/DF
Diretor de Gestão Regionalizada da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Guilherme Mota Carvalho
• 15:00 – Coffee Break
• 15:30 – Apresentação HUMAP
Chefe do Setor de Contabilidade HUMAP/EBSERH, Gustavo Fagundes da Silveira
• 17:00 – Mesa Redonda
• 17:30 – Encerramento
(Fonte: Joilson Francelino, Comunicação SES – Foto: Marcello casal jr/agencia brasil)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Secretaria Estadual de Saúde faz prestação de contas na Assembleia Legislativa nesta terça (26)

Aposentados de MS: crescimento da mobilização contra desconto de 14% reflete enormes prejuízos com a “reforma” da previdência

Desconto de 14% da MSPrev: saiba o que os aposentados e pensionistas querem

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do Ministério do Trabalho

Novo Ensino Médio: Câmara dos Deputados aprova texto-base; proposta deverá ser analisada pelo Senado

Campo Grande: prefeita recua e retira projetos que prejudicavam servidores; audiência pública é cancelada

Falta de medicamentos no CEM de Campo Grande: vereador denuncia e divulga lista

.

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )