Na CPI Chefe de Operações do Consórcio Guaicurus expõe dúvidas sobre custos no transporte coletivo em Campo Grande

Na CPI Chefe de Operações do Consórcio Guaicurus expõe dúvidas sobre custos no transporte coletivo em Campo Grande

Durante a oitiva realizada nesta segunda-feira, com Paulo Vitor Brito de Oliveira, chefe de operações do Consórcio Guaicurus, a vereadora Luiza Ribeiro fez uma série de questionamentos sobre o serviço de transporte coletivo urbano em Campo Grande, especialmente em relação ao aumento dos custos operacionais entre 2023 e 2024.

Segundo Oliveira, a frota operacional durante os dias úteis conta com 405 veículos, sendo que nos fins de semana apenas 60% desse total — cerca de 240 ônibus — estão em operação. No entanto, ele não soube explicar de forma clara o motivo do aumento de aproximadamente 11% nos custos operacionais no período citado, que saltaram de R$ 129.140.650,27  em 12/2023, para R$ 142.328.809,05 em 12/2024.

Esse aumento expressivo, que é mais do que o dobro da inflação registrada no período, não foi acompanhado de nenhuma excepcionalidade: não houve ampliação de áreas atendidas, nem aumento de viagens, crescimento de salários ou renovação de frota. A estrutura do serviço, segundo o próprio chefe de operações, permaneceu a mesma.

“Questionado sobre a justificativa para esse dado ter aparecido no Demonstrativo de Resultados do Exercício Financeiro da Concessionária, o responsável técnico também não conseguiu apontar com precisão os fatores que levaram ao aumento. Não está claro o que poderia justificar parte do acréscimo, podendo, inclusive, ter dados no demonstrativo financeiro que não revelam a realidade”, argumenta a vereadora.

O que já foi apurado pela CPI aponta para uma frota obsoleta, com 197 veículos com idade bem acima do pactuado no contrato, o que, segundo o depoente, tende a elevar o custo de manutenção e operação.

Diante das respostas vagas e da ausência de dados concretos, a vereadora Luiza Ribeiro reforçou a necessidade de maior transparência por parte do Consórcio Guaicurus quanto à composição dos custos e à efetividade do serviço prestado à população tem que sido de má qualidade visto a quantidade de reclamações, mais de 600 enviadas a CPI até o momento.

(Fonte: Assessoria de Imprensa- Foto: Mário-Bueno-PMCG)

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