Seminário na UFMS aborda a contaminação da água por agrotóxicos em Mato Grosso do Sul

Seminário na UFMS aborda a contaminação da água por agrotóxicos em Mato Grosso do Sul

A contaminação por agrotóxicos em Mato Grosso do Sul é tema do seminário Água: Fonte de Vida, realizado nesta sexta-feira, 22, na Cidade Universitária. O encontro organizado pela UFMS, em parceria com a Superintendência-Geral de Atenção à Saúde do Estado e a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no formulário on-line até quinta-feira, 21. O seminário será presencial, no Auditório Professor Inardi Adami, também conhecido como LAC, das 8h às 18h.

Não por acaso, o evento será realizado na mesma data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, instituído no Brasil pela Organização das Nações Unidas. Para a professora do Instituto de Biociências, Alexandra Penedo de Pinho, o debate é essencial à sociedade. “É um assunto que tem muita demanda, ainda mais no Estado onde a gente mora, que tem entre 60 e 70 milhões de hectares de produção de soja, milho, e mais ainda de cana-de-açúcar, mais ainda de algodão, mais ainda de silvicultura. Todas essas lavouras, essas culturas, são fundamentadas no uso de agrotóxicos. Então temos que criar mecanismos de sensibilizar a população e os tomadores de decisões sobre os riscos do uso desses agrotóxicos”, aponta.

Ao longo do dia, os inscritos terão palestras com profissionais que desenvolvem pesquisas da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, da Embrapa, do Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, do Instituto SOS Pantanal, além de docentes da UFMS e da Universidade Federal da Grande Dourados.

Além da exposição dos riscos à saúde, os pesquisadores também apontarão alternativas viáveis para produções em larga escala sem o uso de agrotóxicos e reunirão propostas de possíveis políticas públicas. “A ideia é que a gente saia deste evento com alguns encaminhamentos, que vão ser levados adiante para pressionar o governo, para que algumas políticas públicas sejam criadas, prevendo a preservação de seres humanos, de meio ambiente e dos seres vivos como um todo, no combate ao uso dos agrotóxicos”, destaca a docente.

Os interessados precisam confirmar presença após preencherem o formulário virtual, pelo e-mail silvia.uehara@saude.gov.br.

(Texto: Agatha Espírito Santo – Foto: Agência Brasil)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Centro de Comercialização de Economia Solidária com produtos agroecológicos de assentamentos

Aposentados e pensionistas pedem auditoria na Ageprev em ato na Assembleia Legislativa contra o desconto de 14%

Campo Grande: prefeita recua e retira projetos que prejudicavam servidores; audiência pública é cancelada

Desconto dos aposentados de MS: deputados defendem nova proposta junto ao governo para atender servidores

Samu em Campo Grande está com frota insuficiente e sucateada apesar de repasses federais

Falta de medicamentos no CEM de Campo Grande: vereador denuncia e divulga lista

Protesto na Assembleia Legislativa de MS: dezenas de aposentados e pensionistas voltaram a cobrar revisão do desconto de 14%

.

 

 

 

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )