Educação/Campo Grande: prefeitura inaugura Centro Municipal de Avaliação da Reme

Educação/Campo Grande: prefeitura inaugura Centro Municipal de Avaliação da Reme

A Prefeitura de Campo Grande inaugurou nesta segunda-feira (3), o Centro Municipal de Avaliação (CMAV) da Rede Municipal de Ensino (Reme). O objetivo é desenvolver ações que envolvem avaliação de desempenho dos alunos, avaliação institucional, acompanhamento do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), estudos e análises estatísticas de dados, entre outras atividades.

“Sem indicador não conseguimos trabalhar, precisamos identificar os problemas para traçar a melhor estratégia na solução. Esse será sem dúvida um bom legado no município e, por esse motivo, convidamos as equipes para contribuir na busca de meios e mecanismos para que juntos possamos melhorar cada vez mais a educação em nossa Capital”, ressalta prefeita Adriane Lopes.

A chefe da gerência de Planejamento da Reme, Fernanda Duarte, pondera que as competências do CMAV são entre outras, gerar indicadores, dados e informações para tomar um rumo adiante. “Podemos transformar a Educação da nossa rede municipal de ensino em referência nacional e, para isso, precisamos desses dados e indicadores. Esse é o papel do Centro de Avaliação”. Ainda segundo a chefe de gerência, o primeiro desafio foi a elaboração do primeiro simulado Reme, que acontece neste mês de abril. “Haverá também o simulado do Saeb e estamos com foco no Ideb”, conclui.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, explica que o processo pedagógico precisa ser cumulativo. “Precisamos saber onde estamos para saber para onde vamos. Neste sentido, aproximamos do gabinete da Semed uma coordenadoria de planejamento. Assim, padronizamos o plano de Ensino que agora é unificado. Todos os alunos terão o direito de aprendizagem garantido”.

Bittencourt enfatiza que serão aplicados quatro simulados ao longo do ano aos alunos da Reme, no final de cada bimestre, sendo o primeiro nos dias 12 e 13 de abril. “O simulado é para corroborar o plano de Ensino e fazer intervenções durante o bimestre. O Centro é como se fosse a balança para saber o que os alunos precisam. Assim, vamos diagnosticar para fazer as intervenções mais assertivas”, declara o titular da Semed.

Catiana Sabadin, subsecretária da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos, avalia o CMAV como um dos projetos mais importantes para Campo Grande. “As pessoas às vezes não têm ideia do tamanho e importância de ações como está do Centro de Avaliação. A educação é algo muito importante não apenas para o município, mas para a sociedade”.

CMAV

Uma das primeiras ações desenvolvidas pelo CMAV foi a elaboração e sistematização do 1º Simulado Reme. O simulado do 1º bimestre foi elaborado a partir do Plano de Ensino e será aplicado, para todos os alunos do 2º ao 9º ano, nos dias 12 e 13 de abril. Ainda estão em fase de organização os simulados dos próximos bimestres.

Outra ação em desenvolvimento é o simulado SAEB, para os alunos dos 5º e 9º anos, com foco no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que será aplicado no 2º e 3º bimestre deste ano.

Portanto, a Semed informa que segue atuando, de forma sistemática, na promoção da qualidade do ensino ofertado aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Conferência municipal debateu situação da saúde em Campo Grande, privatização e fortalecimento do SUS

Transporte coletivo por vans em Campo Grande: projeto tramita em caráter de urgência na Câmara de Vereadores

Preço dos peixes em Campo Grande: Procon encontra variação de até 130% no valor; veja a tabela

Paralisação do Hospital Alfredo Abrão é “odiosa e criminosa” diz deputado em audiência que debateu situação do atendimento

Deputados cobram transparência do uso de recursos públicos em hospitais “filantrópicos”

Aposentados do Judiciário estadual protestam na Assembleia Legislativa contra desconto de 14% por conta da “reforma” da Previdência

A conta da reforma da previdência em MS chegou: servidores estaduais passam a ter desconto de 14% nos salários

Transporte Coletivo/Campo Grande: Seminário mostra que transporte é direito social e lógica do “ônibus lotado” precisa mudar

Aumento na tarifa de água e esgoto de Campo Grande: vereadora Luiza Ribeiro vai apresentar Projeto de Decreto Legislativo para revogação; Águas teve lucro líquido de R$ 286 milhões em 2022

CG/Distrito de Anhanduí: moradores cobram remédios na UBS e recuperação da rua de ônibus

Campo Grande: terceiro caso de raiva em morcegos confirmado; vacinação em animais deve ser mantida em dia

Ministro do Trabalho defende revisão das regras de terceirização trabalhista

Com fim da Carteira de Trabalho em papel, parte dos trabalhadores enfrenta dificuldades para acessar informações trabalhistas

.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )